Blog

04/06/2008 07:15

Os Amadores Profissionais

            Nunca toquei violão direito, só arranhei, mas meu sonho era ter um da marca Ovation. Eu achava que com ele eu tocaria pra valer. Um dia liguei para meu amigo músico Chiquinho para perguntar onde poderia comprar um e ele me disse que estava vendendo o dele. Comprei na hora. Lindo. Levei para meu escritório e coloquei num tripé. É como um troféu. De quando em quando dou uma dedilhada. E é sempre um horror.

            Cordas de aço duras, que doem os dedos de quem não tem prática. E logo desisto. Devolvo o troféu para seu pedestal. As cordas estão velhas, meio enferrujadas e o som nunca sai bom. Pois recebi a visita de um amigo, o Nuno Mindelis. Para quem não o conhece, Nuno nasceu em Angola, mas vive no Brasil desde menino. É um grande guitarrista. Na verdade, está entre os maiores guitarristas de blues do mundo. Toca ao lado de BB King, da banda de Stevie Ray Vaugahn e outros grandes nomes nos festivais mundo afora. No Brasil do Créu, claro, é pouco conhecido. E nada reconhecido.

            Quando o Nuno viu meu Ovation, não teve dúvidas, mandou bala num blues delicioso. E depois "Give Me Love" de George Harrisson... E fez-se a mágica. O violão, que não me dá a menor bola, entregou-se todo ao Nuno. As velhas cordas soaram magistralmente. Meu Ovation cantou feliz! Assisti ao momento mágico quando o artista e seu instrumento tornam-se uma coisa só e produzem... arte. Que experiência... Senti-me agradecido ao Nuno e ao violão. Aquele momento era um presente. Eu estava diante de um profissional. Mas havia ali algo mais que técnica perfeita. Eu estava vendo um amador profissional...

            Então lembrei de outro amigo, o Helder contando uma experiência que viveu jogando futebol society. Um dia apareceu no campinho o Mário Sérgio, ex-craque da Seleção Brasileira. O Helder conta que Mário entrou em campo, alguém passou-lhe a bola e ele chutou para o gol. "Cara, o som do chute não fez aquele "tum" da gente. Fez pufffffff. O desgraçado chuta afinado!"

            Pois é... Profissionais. Gente que transforma o mesmo violão que não soa bem comigo e a mesma bola que nunca sai redonda de meus chutes, em ferramentas mágicas. Mas de onde vem essa mágica, hein? Da habilidade? Mario e Nuno levaram o domínio de sua técnica para patamares que poucos atingem. Mas é mais que isso. Nuno e Mario – assim como outros artistas – mantêm intacto o amor pelo ofício que os levou a escolher suas profissões. Por causa desse amor, a bola e o violão deixam de ser meros objetos bem manipulados. Ganham vida. Ficam felizes. O violão canta. E a bola sussura afinada... Nuno Mindelis e Mario Sérgio são amadores. Mas não no sentido pejorativo que demos ao termo, transformado em sinônimo de quem faz as coisas "meio bem". Nuno e Mario tornaram-se amadores profissionais. E só então eu entendi o que aconteceu... O Nuno não tocou meu violão Ovation, FEZ AMOR COM ELE!

           

            É assim que se produz a mágica!

 

 

Luciano Pires

www.lucianopires.com.br

 

 

 

Semana que vêm tem mais... Obrigado por visitar o blog da PENSE RÁDIO !

Para comentar, clique aqui.

 

 

 

Pesquisar no site

Contato

Sugestões, Elogios e Críticas